
A edição de agosto de 2026 do Trabalho com Jovens da Igreja Cristã Maranata traz duas aulas que aprofundam o tema da instrumentalidade do jovem na comunhão com a Igreja, Corpo de Cristo. A primeira aula, “Instrumentalidade na Igreja — Corpo”, baseada em Efésios 4:16, ensina que a instrumentalidade é resultado da operação do Espírito Santo na vida do jovem, e não de capacidade humana. Paulo é apresentado como exemplo de alguém que, desde sua conversão, viveu sob a assistência da Igreja e em comunhão com os irmãos. Para ser um instrumento nas mãos de Deus, o jovem precisa abandonar a vida passada, andar em santificação e deixar o Senhor conduzi-lo. A aula também apresenta diversas áreas de serviço na Igreja — como louvor, libras, visitas, evangelização, som e projeção — onde o jovem pode exercer sua instrumentalidade.
A segunda aula, “Vida no Corpo (Comunhão)”, baseada em Atos 2:42, mostra que a vida cristã não foi planejada para ser vivida de forma isolada. Desde o início da Igreja, os salvos perseveravam juntos na doutrina, na comunhão, no partir do pão e nas orações. A comunhão verdadeira nasce quando todos andam na luz, e não depende de afinidades pessoais. Cristo é a Cabeça do Corpo, e cada membro possui uma função específica estabelecida por Deus. Os dons espirituais e os cinco ministérios — apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres — existem para edificar todo o Corpo, não para exaltar pessoas.
A mensagem central é que o jovem não foi chamado apenas para frequentar cultos, mas para fazer parte da família de Deus, ocupando seu lugar no Corpo de Cristo. A instrumentalidade é exercida na comunhão com a Igreja, e as provas que surgirem não podem impedir o projeto de salvação na vida do jovem. Quanto mais próximo estivermos de Cristo, mais próximos estaremos dos nossos irmãos.
Material para download
Continue lendo
Publicações relacionadas

Trabalho com Jovens – Julho | 2026
A edição de julho de 2026 do Trabalho com Jovens da Igreja Cristã Maranata traz duas mensagens voltadas ao despertamento espiritual da juventude. A primeira aula, “Preparados para a Evangelização Pessoal”, baseada em I Pedro 3:15, ensina que a preparação para evangelizar começa no coração — santificando a Cristo como Senhor. O jovem é chamado

Trabalho com Jovens – Junho | 2026
A edição de junho de 2026 do Trabalho com Jovens da Igreja Cristã Maranata traz duas aulas que aprofundam o tema da instrumentalidade do jovem na Obra de Deus. A primeira aula, “A Instrumentalidade do Jovem”, baseada em Atos 13:22, apresenta Davi como o grande exemplo de um homem segundo o coração de Deus. Diferente

Trabalho com Jovens – Maio | 2026
A edição de maio de 2026 do Trabalho com Jovens da Igreja Cristã Maranata traz duas aulas que conectam a salvação ao chamado para a instrumentalidade. A primeira aula, “Salvação e Instrumentalidade”, baseada em I Pedro 1:2, ensina que a salvação não é um evento estático, mas um processo dinâmico que inclui eleição (pelo Pai),
