Quem somos

Nossa história

Uma trajetória em favor do ensino da Palavra de Deus. O Instituto Bíblico foi instituído em 25 de dezembro de 1972, em ato assinado pelo então Presidente da Igreja Cristã Maranata, pastor Manoel dos Passos Barros.

Em seu objetivo, o Instituto se propôs a prover curso bíblico e explicações suplementares para os obreiros da Igreja, visando melhorar seus conhecimentos da Bíblia, a fim de prepará-los para o ministério na seara do Senhor Jesus.

Sob a presidência do pastor Edward Dodd, a organização destacava em seu estatuto: “O Instituto promoverá igualmente, por todos os meios, o conhecimento do evangelho, conforme as Escrituras do Velho e Novo Testamentos, assim como educação cristã e obras de caridade”.

Após reorganização administrativa-pedagógica em maio de 2015, o Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata (IBICM) se estabeleceu no cenário educacional. Seu posicionamento foi norteado no sentido de prover educação em todas as áreas do conhecimento, com ênfase particular no ensino das doutrinas bíblicas.

O segundo semestre de 2015 foi destinado ao projeto piloto do Curso de Doutrinas Bíblicas, tendo como participantes os pastores da Igreja. Tudo isso contribuiu fortemente no aprimoramento do material didático, no aperfeiçoamento da metodologia de ensino a distância, e também, na reestruturação do novo Ambiente Virtual de Aprendizagem.

No início de 2016, o Curso de Doutrinas Bíblicas foi efetivado com sucesso, alcançando a marca de mais de 7 mil alunos. As experiências dos alunos registradas nos anais do IBICM são relatos relevantes que nos impulsionam a prosseguir buscando um alvo ainda mais elevado.

No planejamento estratégico anual do Instituto Bíblico estão previstas novas ações comunicacionais. O objetivo é aperfeiçoar as ferramentas de aprendizagem e aprimorar a interatividade entre os alunos e a instituição. Dentre as ações estão a disponibilização de aplicativos para celular, produções exclusivas de vídeos, lançamento de livros, publicações e estudos diversos, produções fonográficas e audiovisuais, entre outras novidades.

Atuação

A atuação do IBICM está direcionada a um rol de serviços prioritários na área educacional, produção editorial e livraria.

  • Prestação de serviços na área educacional;
  • Propagação das doutrinas bíblicas;
  • Produção editorial de conteúdos evangélicos;
  • Livraria com acervo variado.

Missão

Promover o conhecimento e contribuir para o crescimento do ser humano, norteado por princípios éticos e morais contidos na Palavra de Deus, tendo por base o projeto de Salvação, segundo a revelação do Espírito Santo e mediante a fé que vem da obra redentora.

Visão

Ser referência no ensino, comprometido com os princípios do Senhor Jesus, para uma vida plena no Espírito Santo.

Mantenedora

A Igreja Cristã Maranata é a instituidora e mantenedora do IBICM. A Igreja Cristã Maranata emergiu no seio da comunidade evangélica como resultado de um acontecimento profético, conforme descrito no livro de Joel 2.28: “E há de ser que nos últimos dias derramarei o meu Espírito sobre toda a carne. E vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões”.

A Igreja foi instituída em janeiro de 1968, no bairro da Toca, no município de Vila Velha, Estado do Espírito Santo. Desde o seu nascimento, adotou a Bíblia como única regra de fé e prática, buscando conhecê-la sob a ótica do Espírito Santo. Hoje a ICM tem cerca de 900 mil membros em 5 mil templos no Brasil e no exterior.

O nome Maranata é um patrimônio espiritual. Refere-se a um chamado para anunciar ao mundo em aviso solene que Jesus está às portas. Há dois grandes momentos registrados na Palavra de Deus. No primeiro momento, o Espírito Santo foi derramado para a Igreja do primeiro século sair pelo mundo. No segundo momento, caracterizado como esta última hora, o Espírito Santo está derramado para a Igreja sair do mundo. O derramar do Espírito Santo é o preparo da Igreja para um instante singular em sua história: o arrebatamento.